Óleo essencial de Olíbano (Frankinsense) (Boswellia carteri) (46)
Em uma noite estrelada há muito tempo, conta a história, três magos trouxeram presentes para o menino Jesus em um estábulo. Um dos presentes era ouro, os outros, o incenso olíbano e a mirra...
A maior parte do olíbano provém de cerca de cinco espécies de plantas do gênero Boswellia, encontradas no norte da África, na Índia, Omã e Iémen. As árvores são de médio a grande porte, com troncos cinza e as folhas são verdes e alternadas. Produz flores brancas (com miolo avermelhado), aromáticas e preferidas pelas abelhas,
É muito conhecido na medicina popular indiana tendo sido usado desde a antiguidade para alívio de diversos males.
O óleo essencial de olíbano é obtido da hidro destilação da resina produzida pelo tronco das plantas.
As resinas são colhidas manualmente por colheitadeiras. Hoje, já é observada por parte de empresa produtora de óleos essenciais a preocupação com uma colheita sustentável e com a regularização do serviço das colheitadeiras, oferecendo condições de trabalho, um salário justo, além de serem realizadas ações sociais, como a construção de escolas, produzindo um impacto positivo para a melhoria da qualidade de vida das famílias envolvidas.
O óleo essencial de olíbano, por sua ação como antioxidante, suaviza rugas e marcas de expressão. Sendo um regenerador celular, rejuvenesce a pele madura.
Atua também como um adstringente, ajudando a equilibrar a oleosidade natural da pele.
É também um potente anti-inflamatório, bactericida, fungicida e cicatrizante, sendo usado para tratar feridas. ulcerações, espinhas e inflamação, sendo indispensável no tratamento de cicatrizes com queloides.
Na aromaterapia, é usado como tranquilizante e confortante para a mente. Atua como antidepressivo, acalmando em estados de angústia e propiciando relaxamento mental.
Purifica o ambiente, ajuda na concentração e favorece a prática da meditação.